Desafios Urbanos

VIA vai ao Uruguai para discutir desafios urbanos

UTEC recebe o grupo VIA para tratar de desafios urbanos e suas soluções a partir da inovação e do empreendedorismo

A discussão sobre as cidades e seus desafios urbanos são temas da VIA Estação Conhecimento. As práticas a partir do empreendedorismo e da inovação vêm sendo destaque das dinâmicas do grupo. Desde 2017, a VIA vem realizando diferentes workshops, tanto em universidades quanto em entorno de habitats de inovação, como parques and distritos, com foco na discussão e na busca de soluções pautadas na transformação urbana. A metodologia de resolução de problemas leva não apenas a busca de soluções, mas a conscientização da necessidade para a mudança e da reflexão da importância do cidadão enquanto agente da mudança.

A convite da Universidad Tecnológica del Uruguay a VIA fez interações com discentes e docentes para a discussão sobre os desafios urbanos aplicando os conceitos de inovação e empreendedorismo. Com práticas em andamento, a UTEC vem apostando no desenvolvimento da inovação e do empreendedorismo junto as experiências universitárias que permeiam atividades dentro (formais) e fora da sala de aula (informais). Para fomento da cultura empreendedora, a universidade mantém um coworking e um ambiente de prototipação. Besides that, como forma de conectar as práticas de mercado, a UTEC realizada constantemente eventos para a discussão de temas associados a modelagem de negócios.

Ambiente de colaboração e prototipação da UTEC.

A VIA apresentou o contexto das cidades do futuro considerando a cidade que queremos. Inicialmente pensar de quem é a cidade e quem precisa se preocupar com ela gera inquietude. As necessidades são muitas e as ações precisam ser não apenas do poder público, mas também de cada cidadão que nela vive.

Quais cidades que queremos?

Como pensar em cidades do futuro sem realizar ações no presente, que impactem em curto, médio e longo prazo? Como pensar em cidades do futuro sem ter envolvimento e participação da comunidade? Como pensar em cidades do futuro sem identificar os problemas e sem termos propostas de melhorias? Estas são algumas das questões que levaram as turmas de mecatrônica e logística da UTEC a pensar nos desafios urbanos da região!

A metodologia de desafios urbanos da VIA Estação Conhecimento

Como forma de potencializar as discussões e prática cidadã, a VIA vem mediando ações com metodologia própria. Baseada em metodologias ativas de aprendizagem e com inspiração em metodologias contemporâneas de negócios. A partir do conhecimento científico, a metodologia da VIA possibilita de forma inovadora a atuação de diferentes pessoas. Estas, mesmo não se conhecendo, são envolvidas em um mesmo desafio, para apresentar soluções reais para problemas reais.

A metodologia é conduzida por um facilitador (do grupo VIA) e tem apoio de mentores, em diversas áreas. A validação das propostas é dada por questionamentos específicos e é apoiada pelos mentores. A dinâmica inicia com a identificação de problemas percebidos pela comunidade. Por sua vez, os problemas são validados a partir da urgência e da possibilidade de resolução. Para a solução há indicação de utilizar mínimos recursos e sem responsabilizar atores específicos. Besides that, as equipes precisam justificar a necessidade de aplicação da solução identificando os objetivos e principais desafios para a efetiva implantação. A metodologia leva as equipes a um plano de ação. Metas, prazos e indicadores que permitem acompanhar o desenvolvimento também são definidos. In the end, as soluções são apresentadas para o grande grupo e reflexões podem ser conduzidas dando segmento as atividades.

A metodologia também pode ser utilizada para a resolução de problemas em sala de aula, do ecossistema ou ainda de casos específicos. A VIA vem validando o uso da metodologia com diversos públicos e contextos.

Dinâmica com os alunos da Universidad Tecnológica del Uruguay

Com parceria iniciada, a VIA transferiu a metodologia para a UTEC! 🙂 Tudo traduzido para o espanhol!

Esperamos que nossa metodologia seja utilizada para novos desafios. Sucesso UTEC!

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.