IMG 20161027 153039194 HDR

VIA na Colômbia – Visita ao Jardim Botânico de Medellín

VIA na Colômbia apresenta como o país transforma a realidade de seus cidadãos por meio das inovações

Um dos espaços mais agradáveis da cidade de Medellín é o Jardim Botânico Joaquim Antonio Uribe, uma mistura de cores, aromas e cantos de pássaros. Criado em 1972 com a missão de gerar, aplicar e difundir o conhecimento científico sobre a diversidade natural de Antioquia e do país, o Jardim Botânico tem contribuído para a valorização, conservação, recuperação a fim de promover o uso sustentável e ético da flora e o bem-estar dos colombianos, assegurado pela lei nº 299 from the 1996, do Congresso da Colômbia.

Está localizado na zona norte, próximo a Universidade de Antioquia e do Planetário Municipal. O Jardim é dedicado a preservação da natureza e se tornou um dos principais espaços de conservação e pesquisa ambiental do país, com mais de mil espécies de fauna e flora. O espaço conta também com uma biblioteca criada em 1973 como suporte bibliográfico para as pesquisas científicas sobre a fauna da Colômbia, acervo anteriormente pertencente ao botânico Enrique Perez Arbelaez. Há ainda programas com crianças em horários estabelecidas com finalidades pedagógicas, como o curioso espaço, a Casa da Borboleta “Mariposario”, em que permite ver o fenômeno da metamorfose a partir do momento em que o inseto deposita os seus ovos até o voo incrível da borboleta. Para os adultos, há a instrução sobre agricultura urbana para desenvolver habilidades de plantio, ervas medicinais, ornamentais e reciclagem.

O jardim recebeu alguns títulos como: Patrimônio Cultural Municipal pela resolução 394/1985, Pena de Aço – Categoria Architectural Design (2007), Melhor Trabalho de Arquitetura da VI Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo em Lisboa, Portugal (2008); XXI Bienal da arquitetura colombiana – menção especial como um projeto de arquitetura (2010), XXI Bienal de Arquitetura Colombiano – Urbanismo e Categoria paisagismo (2010).

A VIA foi conhecer este ambiente, um lugar para relaxar, caminhar e contemplar a sua beleza a qualquer época do ano, fazendo jus a forma como Medellín é acertadamente conhecida: a cidade da eterna primavera!

.

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.