Convitevertical IoT Cidades Inteligentes1 03

Vertical meeting: especial cidades inteligentes

A VIA Estação conhecimento participou, nesta quinta-feira 06 de julho, do Vertical Meeting: Especial Cidades Inteligentes que aconteceu no auditório do Centro de Inovação Acate Primavera em Florianópolis. O palestrante convidado para debater o tema proposto foi Hamilton Marques Avinco, diretor da Vertical IoT da Acate.

Hamilton iniciou a palestra apresentando a Algar, uma empresa brasileira com 23 mil associados e com presença em 5 países na América Latina. A empresa atua em 4 segmentos específicos são eles: TIC, Agro, Serviços e Turismo. O palestrante deu destaque a Algar Venture, lançada em 2016, para fazer um pool de investimentos e fomentar startups, além de realizar a aceleração de empresas juntamente a Endeavor. Destacou ainda, a Algar Telecom, que possui um portfólio completo de telecomunicações pra empresas que atuam no triângulo mineiro, além de 33 mil km de rede implantada e backbone internacional implantado nos Estados Unidos. Além disso, apresentou o bairro inteligente na cidade de Uberlândia – Bairro Granja Marileusa.

Em 2012, o grupo decidiu lançar um novo bairro na cidade de Uberlândia, que começou a ser construído em 2014 e hoje está em plena expansão. A ideia é que a Granja Marileusa seja um bairro multifuncional, estrategicamente localizado e com atmosfera colaborativa para as pessoas trabalharem e viverem. O projeto prevê a presença de comércio, praças alimentação, parques, serviços, conectividade, acessibilidade, mobilidade e segurança. Dentre os destaques do bairro foram mencionados:

• Rede elétrica 100% subterrânea abastecida por duas subestações e infraestrutura preparada para expansão;
  • Sistema fotovoltaico Data Center Algar Tech;
  • Praças e outras zonas com wifi livre;
  • Área 100% monitorada;
  • Feiras, Eventos e Meetups realizadas no bairro;
  • Parque linear, trilhas e espaços de lazer projetado;
  • Ciclovias planejadas com bicicletários;
  • Ponto de ônibus inteligente com sistema fotovoltaico;
  • Espaço de convivência – Eureka: destinado à inovação, coworking e eventos.

A proposta de valor definida no projeto de criação do bairro foi “ser um ambiente de vivência e experiência para modelos de negócios sustentáveis em cidades inteligentes“. A ideia era criar um ambiente propício para receber startups e novos empreendimentos conectados com a universidade. Para tanto foi criado um laboratório dentro da Universidade Federal de Uberlândia, o Open Coworking IoT e o  Open Maker. Hamilton finalizou a palestra falando sobre as dificuldades de empreender e ter retorno financeiro, e também do valor das lições aprendidas. Disse que é necessário monetizar a solução para o bem estar, e trazer benefícios para os dois lados. A solução deve ser uma cadeia monetizada e sustentável que gera valor.

Nos dias 09 a 10 de agosto de 2017 a Granja Marileusa recebe o Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade.

*Por Ana Cristina Ehlers – Graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina – ana.cst.ehlers@gmail.com

* Por Sofia Lorena Urrutia – Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina – sofiaurrutiaa@gmail.com

Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.

Latest posts by VIA Estação Conhecimento (see all)