Image15

Techstars Summit Brasil reúne em Florianópolis os principais líderes de comunidades de startup no Brasil

A VIA está acompanhando evento com os principais líderes de comunidades de startup no país!

Desde 2010, quando chegado ao Brasil, o Startup Weekend vem apresentando fomento da cultura empreendedora em diversas cidades e hoje abrange todos os estados do Brasil. Com previsão de fechamento de 499 eventos até final do ano, Tony Celestino, diretor da Techstar Brasil, apresenta os indicadores do SW de forma otimista.

O evento, realizado entre os dias 08 and 10 de setembro em Floripa, é uma forma de construir novas ideias, discutir visões de futuro, compartilhar experiências, e fortalecer o network de desenvolvedores de comunidades de startup do país inteiro.

O engajamento do ecossistema, nas diferentes regiões do Brasil, mostra a adesão dos líderes locais de diferentes instituições. Segundo Celestino, em 2017, as projeções são de 108 eventos realizados em todo o Brasil.

O evento que busca fomentar a cultura empreendedora vem deixando legado e já movimentou cerca de 260 milhões de recursos! Os exemplos não estão apenas para o easy taxi – criado em um SW! Outras ações também vêm impactando empreendedores e comunidade que ganham novos serviços de apoio como por exemplo o Mete a Colher que conecta mulheres que sofrem violência envolvendo troca de experiências para minimizar os danos. Em Santa Catarina experiências também são encontradas como a plataforma de monitoramento da rotina do idoso.

.

Ao todo, Celestino explica que são mais de 25 mil participantes em 374 eventos realizados! Em todo o Brasil são 128 cidades com 1600 líderes e só em Santa Catarina são 12 cidades ativas que já estão no mapa!

.

O legado de Santa Catarina

Com quatro anos de realização do evento – Alexandre de Souza do SEBRAE – apresenta os passos da evolução do ecossistema empreendedor de Santa Catarina. According to him, são diversas as instituições envolvidas no fomento da cultura empreendedora desde 1960 com a fundação da Universidade Federal de Santa Catarina e esses envolvimentos deixam de ser encontrados apenas na capital catarinense e levam o movimento para o interior do Estado.

Com prêmio da Community Awards Santa Catarina emplaca com destaque frente as outras regiões do Brasil. #GoGoGo #SCStrong

Florianópolis, Blumenau, Jaraguá do Sul, Palhoça, Balneário Camboriú, Criciúma, Concórdia, Joinville, Tubarão e Chapecó já promovem o evento anualmente. E preparem-se, pois, ao que tudo indica outras cidades catarinenses já estão com líderes preparados para a organização de eventos Startup Weekend!

Santa Catarina só em 2017 já realizou 16 eventos tendo 12 cidades ativas e 23 líderes.

André hotta, premiado com mais de 30 SW organizados e/ou facilitados, explica que o engajamento do ecossistema de Santa Catarina fez com que o estado experimentasse 25 edições do Startup Weekend com 2461 pessoas impactadas diretamente.

2013

March 2013 – Startup Weekend Floripa

2014

March 2014 – Startup Weekend Floripa

Novembro 2014 – Startup Weekend Mobile Florianópolis

2015

March 2015 – Startup Weekend Florianópolis

Maio 2015 – Startup Weekend EDU

Novembro 2015 – Startup Weekend Jaraguá do Sul

Novembro 2015 – Startup Weekend Floripa Turismo

2016

February 2016 – Startup Weekend Joinville

Maio 2016 – Startup Weekend Jaragua do Sul Smart Cities

Maio 2016 – Startup Weekend Floripa – IoT

Junho 2016 – Startup Weekend Blumenau

Agosto 2016 – Startup Weekend Women Florianópolis

September 2016 – Startup Weekend Criciúma

Outubro 2016 – Startup Weekend Palhoça

Novembro 2016 – Startup Weekend Jaragua do Sul

Novembro 2016 – Startup Weekend Joinville

2017

February 2017 – Startup Weekend Joinville IoT

March 2017 – Balneário Camboriú

March 2017 – Startup Weekend GOV

April 2017 – Startup Weekend Tubarão

Maio 2017 – Startup Weekend Palhoça

Maio 2017 – Startup Weekend Concórdia

Junho 2017 – Startup Weekend Blumenau

Junho 2017 – Startup Weekend IoT Florianópolis

July 2017 – Startup Weekend Jaraguá do Sul

September 2017 – Startup Weekend Criciúma

.

Próximo evento em Santa Catarina!

Outubro 2017 – Startup Weekend Women Florianópolis

.

Os dados dos eventos do Brasil

.

Durante o evento os líderes de São Paulo, Pernambuco, Amazonas e Rio de Janeiro apresentaram seus dados e destacaram as ações realizadas localmente em cada região.

São Paulo

30 eventos

13 cidades ativas

Pernambuco

14 eventos

4 cidades ativas

Rio de Janeiro

11 eventos

6 cidades ativas

Amazonas

02 eventos

1 cidade ativa

De maneira geral, os principais desafios discutidos com a comunidade envolvem a passagem de bastão com o envolvimento de novos líderes. O engajamento da comunidade é algo que é ainda preciso trabalhar, principalmente com aqueles que já foram participantes dos eventos de final de semana!

E você já participou de um Startup Weekend? Fique ligado! A VIA está na realização de seu quarto evento de 54 horas de adrenalina e mão na massa para criar empreendedores com startups incríveis! #GoGoGo

.

Te esperamos em outubro no Startup Weekend Women Florianópolis! Venha fazer parte da comunidade SW!

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.