IMG 20171008 142433176

#SWFloripaWomen fecha com legado empreendedor e empoderamento feminino

A segunda edição do Startup Weekend Women Florianopolis movimentou o Sebrae Santa Catarina ao longo do fim de semana. Promovido pela Techstars e Google Entrepreneurs, em parceria com o Sebrae/SC e Governo do Estado de Santa Catarina, o objetivo do evento foi criar em 54 horas uma startup, como são chamadas as empresas iniciantes na área digital.

Em seu último dia, o #SWFloripaWomen começou com as dicas sobre o pitch com a empreendedora da empresa 33 and 34 Tania Gomes que indicou a necessidade do foco no modelo de negócio! O modelo de negócio é fundamental para a apresentação final. Confira as dicas da Emília Chagas da Contentools que é mentora de nossas edições!!!

Durante o pitch as dicas de Tania Gomes foram:

  • Mostrar a validação: mostre como e com quem foi valido, assim você apresenta que há pessoas realmente interessadas em seu negócio.
  • Mostrar a execução e design: mostre o que você já fez, qual a cara do seu MVP? As pessoas conseguem usar?
  • Modelo de negócio: deixe claro como você vai ganhar dinheiro! Quais são as necessidades que seu negócio ainda precisa?

O Startup Weekend conta com a metodologia ZERO TO HERO que é constituído de fases que permitem transformar a ideia em negócios. #GoGoGo

Ao longo do final de semana as startups passam da ideia (ZERO), hipótese de problema, problema validado, hipótese de solução, solução validada e finalmente o pitch para ser um HERO!

Quer saber mais sobre pitch? Assista o Vídeo da VIA Estação Conhecimento!

O aprendizado do SW

Dentre os aprendizados do startup weekend pode-se citar as novas parcerias que são surgidas durante o evento! Muitas equipes seguem suas atividades na mesma ideia ou ainda em ideias diferentes abrindo novos negócios.

O evento abre oportunidades pois possibilita a aproximação das pessoas a realidade empreendedora fortalecendo o ecossistema catarinense, afirma Milena Maredmi Correa Teixeira – uma das organizadoras do evento.

O fundador do SW Andrew Hyde contextualiza os números indicando que 29% das startups criadas realmente se constituem formalmente. Esse número é importante visto que os impactos para o desenvolvimento econômico das regiões podem ser positivos a partir de novos negócios.

De maneira geral, os benefícios são encontrados na vida, com impactos que refletem em novas amizades, novas oportunidades de emprego, investimentos e ainda novas decisões a partir da maratona de 54 horas de imersão no empreendedorismo.

Segundo Marcio da Silveira, diretor na Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico Sustentável “Mais do que construir um negócio em 54 horas o Startup Weekend gera oportunidades de melhorar seu comportamento empreendedor. É possível competir, buscar clientes, errar, acertar, desistir do negócio e começar outro. A intenção do Governo em participar do projeto é que Santa Catarina tenha uma rede de empreendedores preparados para gerar novas oportunidades negócios, emprego renda e riquezas para nossa gente”.

Para Anderson de Souza Torres coordenador de Inovação da Senior o SW é uma ferramenta poderosa para a disseminação da cultura empreendedora que empodera as pessoas com métodos simples e práticos ajudando a ter uma visão dos desafios profissionais e pessoais que envolve o empreendedorismo. O que se aprende no SW pode ser utilizado tanto para montar uma empresa quanto para realizar sonhos de vida!!

Confira o que Elton Miranda da Contentools falou para a VIA Estação Conhecimento sobre o aprendizado de eventos SW!

A edição Women 2017

Em sua segunda edição em Florianópolis, as mulheres ganham espaço no mundo do empreendedorismo. Confira:

A principal diferença é que 75% of the organizers, mentors, juries and participants are women. With the growing number of female entrepreneurs, an edition Women justifies itself clearly, seeking to show to these women that technology and innovation are intimately connected with entrepreneurship. Esse é o foco da edição Women. Reuniremos para esta edição especial, cerca de 100 empreendedoras de espírito talentoso, empresárias que já inspiram com seus cases, jovens aspirantes a empresárias, mulheres que tem alguma ideia de inovação e nem imaginam que seja capaz de se transformar em realidade, além de um time de mentoras que são destaques no cenário nacional com seus negócios de sucesso.

Esse ano, foram 52 ideias com 13 equipes que pivotaram e chegaram a soluções que resolvem problemas reais.

As equipes vencedoras foram:

1th place: MEMORIZE

Serviço realizado através de app que maeia integra e facilita a vida de pessoas que possuem familiares com alzheimer. O app ajuda as pessoas com os cuidados necessários para indica meio para realizar esses cuidados.

2th place: SobrouNaObra

Marketplace que vende materiais de construção que foram comprados e sobraram, ajudando as pessoas a conhecer melhor o produto e custo de mercado, usando geolocalização para facilitar a logística.

3th place: Nave

Plataforma que realiza um processo de estruturação de onboarding com acompanhamento continuo de novos funconários, para evitar a evasão de funcionários e otimizar o aprendizado para alcansar a melhor perfomace e o engajamento de novos colaboradores.

Menção honrosa: Valoriza Artesão

Plataforma humaniizada com curadoria de peças autorais e artesanais. Ecommerce de artesanato contanto a história do produto e de seu artesão, artesanados de alta qualidade para pessoas que buscam alta qualidade.

O Startup Weekend já teve edições em mais de 1.200 cidades ao redor do mundo. A edição de Floripa teve como patrocinadores o Sebrae/SC, Governo do Estado de Santa Catarina, Senior Sistemas, Unisul, Pipz Automation, Sofplan, Scaliot, Darwin Starter, Foresee, Pague Veloz, e portal StartSe.

What do you think? Não conseguiu participar? Então fique ligado que ainda esse ano tem mais edição por ai! #SCStrong #GoGoGo

4.º Startup Weekend Joinville – 10 and 12 de novembro de 2017 and Startup Weekend EDU Palhoça – 17 and 19 de novembro de 2017!

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.