DESENVOLVIMENTO DE GAMES

Desenvolver games nada mais é que transformar uma determinada temática em um jogo, para transformar a abordagem deste tema em algo mais ativo e dinâmico. Entre as vantagens temos motivação do público-alvo a participar, a abordagem torna-se mais leve e natural, promove a discussão sobre o tema que abordagens tradicionais não abrangeriam e incentiva a competitividade saudável.

A metodologia apresenta uma fase de pré-criação, criação e pós-criação. A pré-criação envolve ações de divulgação do serviço, seleção do cliente, definições prévias do produto e uma formalização legal do serviço contratado.

A criação é constituída em definir conceito que o jogo será embasado, sempre com apoio da literatura, idealização do jogo em um ciclo com validações internas e prototipagem já com o design final do jogo, também envolvido em um ciclo de validações. A última fase, a pós-criação, é a fase de entrega do serviço. É nela que toda a parte de finalização do projeto será feita, como evento de entrega e implementação com público alvo, se solicitado. O fluxograma da metodologia, na sua forma macro, pode ser vista na figura.

Jogo Dimensões inteligentes

O jogo é constituído por um tabuleiro guia que ilustra quais componentes pertencem a cada uma das dimensões de uma cidade inteligente (mobilidade, economia, estilo de vida, meio ambiente, governança e pessoas). Besides that, são 54 cartas com componentes de uma cidade inteligente (9 para cada uma das 6 dimensões) e seis cartas que não se enquadram no conceito de cidades inteligentes (cartas cinzas). É um jogo de cartas com uma mecânica extremamente simples e que requer apenas sorte e atenção para ser jogado. O objetivo é que os jogadores precisem procurar os símbolos das cartas no tabuleiro, criando relações entre as figuras e as dimensões de uma cidade inteligente e assim fixando um pouco mais sobre os conceitos abordados nas outras atividades. Ganha o jogo o primeiro jogador a ter em mãos uma carta que pertença a cada uma das seis dimensões inteligentes apresentadas no tabuleiro, that is, ter em mãos seis cartas sendo uma de cada dimensão de uma cidade inteligente. O jogo já foi aplicado com crianças em uma atividade no Centro Educacional Marista Lucia Mayrvone, em 2017.

Jogo das Cidades

O Jogo das Cidades busca promover a disseminação e discussão sobre os resultados da Pesquisa de Opinião Pública (POP) e do Relatório Anual de Progreso dos Indicadores (RAPI), ambos realizados no ano de 2017 pela Rede Ver a Cidade, em parceria com a Caixa, o Banco Internacional de Desenvolvimento e a empresa Baobá Práticas Sustentáveis, nas cidades de Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Palmas e Vitória, onde a Rede se faz presente.

O jogo conta com 2 baralhos de 20 cartas com indicadores semaforizados, sendo um referente ao POP e outro referente ao RAPI, e totalizando mais de 240 indicadores sobre cada uma das cidades. Como o RAPI e o POP trazem informações de natureza eles são jogados separadamente, that is, o Jogo das Cidades contém dois jogos, um com o baralho o POP e outro com o RAPI. Ainda se têm o baralho de Cartas-Pergunta, com perguntas referentes as características sustentáveis das cidades brasileiras. O jogo ainda tem um tabuleiro, também semaforizado, onde os peões devem se deslocar. Cada um dos peões representa atrações turísticas de uma das cidades do jogo, being: Florianópolis: Ponte Hercílio Luz, Goiânia: Três Marcos, João Pessoa: Ponta do Seixas, Palmas: Memorial Luiz Carlos Prestes e Vitória: Teatro Carlos Gomes. Os peões foram fabricados através de impressão 3D, no próprio ambiente maker da VIA.

Jogo Dominó

O dominó, que estimula a atenção e raciocínio, é constituído por 28 peças de dominó, sendo que cada uma das peças possui: de um lado o nome de uma das seis dimensões de cidades inteligentes e do outro um desenho correspondente a cada uma das dimensões. Como forma de dificultar e envolver as habilidades de leitura e as relações entre dimensão e elementos de uma cidade inteligente, os jogadores deverão fazer a ligação entre as peças unindo o nome das dimensões a seus respectivos elementos (desenhos). A sequência requerida para jogar é sempre a ligação do nome da dimensão com o desenho da mesma e vice-versa O objetivo é ficar sem peças na mão, that is, o primeiro que conseguir encaixar todas as suas peças no tabuleiro vencerá. O jogo já foi aplicado com crianças em uma atividade no Centro Educacional Marista Lucia Mayrvone, em 2017.

Jogo Memoria

O jogo de memória tem por objetivo promover a atenção e raciocínio. O jogo é composto por 28 cartas distribuídas em 14 pares. Como forma de dificultar e envolver habilidades de leituras e as relações entre dimensões e elementos de uma cidade, para formação dos pares foram considerados uma carta com o nome da dimensão e uma carta com elementos correspondentes. Thus, as duplas de cartas esperadas como acertos são a dimensão e o elemento correspondente da dimensão. Ganha o jogo aquele que tiver o maior número de pares de cartas sendo que estas devem ser contadas após não haver mais cartas viradas na mesa. O principal foco do jogo é a identificação da dimensão com os elementos de uma cidade inteligente. O jogo já foi aplicado com crianças em uma atividade no Centro Educacional Marista Lucia Mayrvone, em 2017.

Jogo Winners

No jogo, os jogadores são investidores e empreendedores que estão tentando dominar o mercado criando startups e grandes empresas. O Governo faz uma série de incentivos que proporcionam recursos às startups e às grandes empresas, indicados por uma roleta da valorização do mercado. Durante as jogadas, as interações do mercado acontecem para que a economia continue sempre ativa e que os recursos circulem pelo mercado, e são distribuídas entre 51 cartas, 17 para cada área da economia. Aos jovens empreendedores cabe tentar se estabelecer nesse ambiente altamente competitivo, batalhando e investindo para tentar se tornar o maior empresário da cidade. Ganha o jogo quem chegar a uma determinada pontuação, com pelo menos uma grande empresa.

Jogo Mente Empreendedora

O Jogo Mente Empreendedora trabalha a mente e ações empreendedoras, transformando o empreendedorismo em um estilo de vida com situações cotidianas de uma criança do ensino fundamental e atividades realizadas dentro de um Laboratório Maker. Constituído por 83 cartas, divididas entre atitudes positivas, atitudes negativas e desafios e situações no tabuleiro que incentivam a criança a pensar ao tomar decisões, o jogo tem como objetivo terminar a trilha com o maior número de recompensas em mão. Não ganha o jogo quem chegar ao “Fim” primeiro, o grande ganhador é o jogador que possuir um maior número de recompensas. O jogo foi aplicado uma vez até o momento, no congresso de Prefeitos de Santa Catarina em uma oficina especial para crianças.

Trilha Cidade Inteligente

Percorrendo Cidades Inteligentes é um jogo de tabuleiro que tem por objetivo percorrer um caminho identificando elementos que compõem cada uma das dimensões de uma cidade inteligente. O jogo é composto por um tabuleiro de cidade inteligente com 106 casas enumeradas. A cada lançamento, o jogador terá três possibilidades: cair em uma casa simplesmente enumerada, cair em uma das casas simbolizadas pelo ícone de um cérebro com uma lâmpada, o jogador deverá comprar uma das 54 cartas, previamente embaralhadas e dispostas no campo indicado no tabuleiro ou cair em uma das interações com tabuleiro. Vencerá o jogador que chegar primeiro ao ponto de chegada. O jogo foi aplicado em atividade no Centro Educacional Marista Lucia Mayrvone em 2017, no Congresso de Prefeitos em 2018 e Alunos do curso de Administração Pública da UDESC/BC também em 2018.