Retrospectiva

Retrospectiva 2017 mostra indicadores das áreas da VIA

Grupo de pesquisa e extensão apresenta sua retrospectiva

Com dois anos de existência, a VIA faz a retrospectiva desse ano mostrando os resultados em suas três áreas de atuação: ensino, research and extension. O grupo vinculado ao Departamento de Engenharia do Conhecimento da UFSC atua de forma interdisciplinar com o propósito de tornar o conhecimento tangível e utilitário para a sociedade enquanto fortalece o ecossistema de inovação catarinense.

No âmbito de ensino, 7 disciplinas de graduação e pós-graduação disseminaram os temas do grupo. Além daquelas em que o grupo está diretamente envolvido, foram mapeadas outras em diferentes departamentos e cursos da Universidade Federal de Santa Catarina. Esse ano, a criatividade ganhou destaque em nossas trilhas para graduação e pós-graduação, completando 4 trilhas com 94 disciplinas indicadas. Esse trabalho apoia a UFSC como uma universidade empreendedora e fortalece a disseminação de conhecimento nessas áreas.

Nossas atividades de extension tiveram 5 projetos predominantes, being them: Open Sapiens, VIA Generation, Floripa Inteligente, Co-creation Lab and Sapiens Center. Todos realizados com importantes parceiros que compartilham os mesmos sonhos <3

Entretanto, nossa retrospectiva indicou que 2017 foi marcado pelas conexões com diferentes instituições. Foram 11 palestras e 14 oficinas de prototipação mediadas com metodologias desenvolvidas pela VIA. Também foram realizados outros 26 eventos como a série SW com o Startup Weekend GOV e Startup Weekend Women, com 120 pessoas por edição! Com metodologia VIA a série Hackathon ganhou força no Estado de Santa Catarina.

The “Hackathon powered for VIA Estação Conhecimento” foi realizado com conexão de importantes instituições públicas como CIASC, Secretaria de Estado da Segurança Pública e CELESC.

The International Meeting of Innovation in Education, em sua segunda edição, contou com quase 800 inscritos. Foram dois dias de inspiração para a mudança na educação! #eduforadacaixa

Eventos internacionais foram realizados sob a nossa organização e palestrantes da Colômbia, Uruguai, Canada, Espanha e Itália marcaram presença. No total foram 4 eventos internacionais em nossa retrospectiva do ano. A UFSC também foi palco de discussão das ações do grupo e, por isso, were done 2 CICLO VIA com foco nas dimensões de uma cidade inteligente para tornar a UFSC mais inteligente.

Também foram realizados 7 cursos de extensão tangenciando temas como metodologia científica, SEO, desempenho em redes sociais, boas práticas para a produção de conteúdo, gestão de projetos por meio do Trello e normas científicas com apoio da empresa Mettzer. Destaque também foram as capacitações realizadas com mentores para a atuação no hackathon e em cidades inteligentes para os 250 professores da rede municipal de educação.

Como diferencial, não estamos apenas dentro da academia, estamos no mundo! Nosso tour foi realizado em 9 estados brasileiros e 17 cidades foram visitadas para conhecermos os habitats de inovação existentes. No exterior, 24 cidades de 12 países! A VIA nasceu local e é global! #GoGoGo

Nossas pesquisas, além do projeto Fortalecimento de habitats de inovação (UFSC-SDS-FAPESC), somaram em 2017 56 publicações. Foram 11 artigos em periódicos, 14 livros publicados, 2 capítulos de livros, 27 artigos em congressos e 2 revistas temáticas, com foco em parques e em núcleos de inovação tecnológica.

Além dos 11 mapeamentos da VIA, esse ano foram apresentados 6 mapas novos para situar as conexões nas ações que realizamos e principalmente conectar os atores do ecossistema de inovação e empreendedorismo existentes no mundo.

Lançamos o Observatório VIA com a temática de Ambientes de Inovação de SC!

Estamos em REDE! Urban Traces Movement, Rede Global de Empreendedorismo – Floripa, Citizen Monitoring Network and RECEPETi. Besides that, fazemos parte do Pacto pela Inovação por Santa Catarina. Com ele, novas ações estão surgindo por um estado mais inovador e empreendedor! O Cluster SC2 Santa Catarina + Smart Cities foi lançado. Com ele, as ações dos diversos atores serão potencializadas e a VIA faz parte disso com nossos projetos de cidades inteligentes, como o Geração VIA e Observatório! Vem muita coisa por aí!

Para fechar impactamos pessoas que querem a transformação! Empreendedorismo e inovação fizeram pauta das ações da VIA nesse ano! Foram 478 eventos divulgados, 262 posts no nosso blog, 566 posts no facebook, 1894 twitters realizados, 220 publicações no Instagram com fotos especiais sobre nossas ações!

Veja nossos indicadores por meio da nossa retrospectiva!

Para 2018? Acompanhe a VIA! Estamos intensificando nossas ações em prol do nosso ecossistema de inovação e empreendedorismo! #GoGoGo

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.