Rede De Monitoramento Cidada

Rede de Monitoramento Cidadão começa a ser implantada em Floripa

Sobre as Cidades Emergentes Sustentáveis

O Plano de Ação Florianópolis Sustentável é resultado de um amplo trabalho de cooperação interinstitucional realizado no âmbito da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES), promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com a CAIXA. A Prefeitura de Florianópolis aderiu à iniciativa assumindo a coordenação local das atividades por meio de uma Comissão de Acompanhamento e Apoio à implementação da ICES no Município.

Desde 2016 diversas instituições estão se organizando, com o apoio executivo do Baoba, para formar a Rede de Monitoramento Cidadão que será lançada no mês de abril oficialmente!

A futura Rede de Monitoramento Cidadão objetiva gerar uma forma de monitoramento independente da evolução dos principais problemas e necessidades que afetam a sustentabilidade de Florianópolis à luz do Plano de Ação Florianópolis Sustentável (já em vigência na cidade e sob responsabilidade da Prefeitura Municipal) e será liderada pelos principais atores da cidade, representados pela sociedade civil, a academia, o setor de comunicação e o setor privado.

A iniciativa de promoção do monitoramento cidadão se insere no Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis (CES), criado em 2010 pelo BID, que tem por objetivo ajudar os governos de cidades médias da América Latina e Caribe na identificação de problemas críticos da sustentabilidade urbana, propondo soluções a partir das prioridades definidas nos Planos de Ação Sustentável de cada cidade. Participam do Programa CES mais de 70 cidades da América Latina e Caribe, sendo que seis são brasileiras: Florianópolis-SC, João Pessoa – PB, Goiânia – GO, Vitória – ES, Palmas – TO e Três Lagoas -MS.

A VIA Estação Conhecimento e demais parceiros como CDL, FloripAmanhã, CDL, Observatório Brasileiro de Governança Pública, RICTV Record, FIESC

Quer saber mais sobre o plano? Visit aqui.

 

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.