Liam Andrew 316

Programa Cidades Sustentáveis

Com o intuito de mostrar boas práticas sustentáveis aplicadas em diversas cidades do mundo todo e com sucesso das mesmas, para que candidatos às eleições de 2010 tomassem como referência e inspiração, a Rede Nossa São Paulo e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis lançaram a Plataforma Cidades Sustentáveis.

Em 2011 o Instituto Ethos se juntou ao grupo e assim lançaram o Programa Cidades Sustentáveis. Com foco nas eleições municipais de 2012, o programa inovou ao apresentar ferramentas importantes para o engajamento dos candidatos.

Hoje o programa funciona como uma agenda para a sustentabilidade, incorporando de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural, além de abordar as diferentes áreas da gestão pública em 12 eixos temáticos. A cada um deles estão associados indicadores, casos exemplares e referências nacionais e internacionais de excelência.

O programa disponibiliza uma relação com todos os prefeitos, e seus respectivos partidos, das eleições de 2016, que assinaram a carta-compromisso com o programa. Sendo mais de 150 no total. No site do respectivo programa há um mapa exibindo as cidades e a listagem dos prefeitos.

Não só para os prefeitos, a lista de boas práticas sustentáveis também é disponível para o público em geral. Assim, as ações tomadas em todo o mundo podem ser mais facilmente disseminadas e, ao mesmo tempo, levadas para as comunidades em geral, empresas e organizações para que sejam discutidas, modificadas (se necessário) e incorporadas.

* Luiz Eduardo Brand Flores – Engenharia de Materiais UFSC – luizebf@hotmail.com