Pós-graduação

Alunos da pós-graduação iniciam disciplina com foco no Distrito Criativo de Florianópolis

Programa de pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento oportuniza debate sobre Distritos Criativos em disciplina

Os habitats de inovação já vem sendo tema de discussão na pós-graduação, especialmente no mestrado e doutorado do Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento. A disciplina de habitats de inovação tem objetivo de envolver os alunos com a temática dos fundamentos de habitats de inovação. A abordagem é interdisciplinar, fazendo análise, interpretação e intervenção na realidade dos habitats existentes no Brasil e no mundo.

Innovation habitats are differentiated spaces, conducive to innovation occur. São locus de compartilhamento de informações e conhecimento, forming networking, e permitem minimizar os riscos e maximizar os resultados as­sociados aos negócios. The innovation habitat allows the integration of the triple helix and seeks to unite talent, technology, capital and knowledge to leverage the entrepreneurial and innovative potential.

No decorrer da disciplina são apresentadas as tipologias de habitats de inovação, considerando a literatura nacional e internacional de maior relevância científica. De forma prática, os atores do ecossistema de inovação são chamados para interações com os alunos. A disciplina também oportuniza a experiência na visitação de habitats de inovação e troca de conhecimento entre gestores e acadêmicos.

Disciplina e o foco no Distrito Criativo

No primeiro trimestre de 2018 a disciplina com foco no distrito criativo oportuniza o acompanhamento de projetos reais e a intervenção acadêmica a partir do conhecimento científico. Este foco se dá para emergência do tema em Florianópolis que mantém iniciativa com vistas ao desenvolvimento do Centro Histórico Leste da capital. O Sapiens Center – Distrito Criativo surgiu em detrimento do contexto histórico da região central de Florianópolis que foi demasiadamente afetada pela degradação física e econômica advindas da descentralização da região. No entanto, sob luz de referências internacionais, como o modelo 22@ (Barcelona), a cidade de Bolonha (Italy), os bairros Soho e Soreditch (London) e Medellín (Colômbia), no dia 14 of setembro of 2015 surge o Centro Sapiens.

Com parceria entre o Sapiens Parque e da Universidade Federal de Santa Catarina com apoio da Prefeitura de Florianópolis o projeto é realizado sob coordenação do LOGO e da VIA Estação Conhecimento. Este projeto, construído e mantido por diferentes atores do ecossistema, visa tornar a região leste do Centro Histórico de Florianópolis em um Distrito Criativo, por meio de um processo denominado revitalização urbana e por meio do fomento da economia criativa local.

A disciplina de Habitats de Inovação, segundo a professora Clarissa Stefani Teixeira, vem somar esforços com as iniciativas já realizadas. Oportunizar ações práticas com real poder de impacto vem a contribuir para a formação acadêmica e permitir aumento no campo científico. A partir da teoria e da prática junto aos atores do ecossistema do distrito os problemas reais da região podem ser evidenciados.

Saiba quem são os atores da economia criativa na região do Distrito criativo! On here!

In the end, os alunos além da realização de publicações científicas irão apresentar projetos que solucionem os principais gargalos do Distrito Criativo. A Universidade, a partir de práticas que unem ensino, research and extension, realiza seu papel na Sociedade do Conhecimento.

Disciplinas da VIA apresentam relação entre teoria e prática com atividades mão na massa!

Em outras disciplinas da VIA Estação Conhecimento, tanto da graduação quanto da pós-graduação, é possível também acompanhar as práticas acadêmicas! #VIAteoriaeprática

SMART UFSC

Mapeamento de habitats de inovação de Santa Catarina

Innovation habitats, ambientes de Ba e prototipação

Tour Sapiens Parque

Acompanhe as mudanças no Distrito Criativo! Participe dando sua opinião sobre o que o Distrito Criativo precisa! Just log aqui!

O Distrito Criativo está entre as 10 iniciativas mais relevantes do Brasil, sabia?

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.