20181115 102200

Parques urbanos em Florianópolis

Que tal sair da rotina e conhecer os parques da nossa cidade?

Floripa é conhecida por suas belas praias, mas também abriga espaços de lazer de qualidade, como os parques urbanos. Nesse sentido, apresentaremos alguns, para você aproveitar a nossa cidade!

Acervo VIA

Parques urbanos como surgiram e o que são?

Os parques urbanos surgiram na Inglaterra no final do século XVIII. Como resultado da Revolução Industrial, expandiram-se para outras cidades da Europa. Dessa maneira, o acelerado crescimento populacional fez com que as obras na infraestrutura das cidades acontecessem. Assim, os parques urbanos surgiram da necessidade de se criar espaços adequados de lazer para a população.

Os parques urbanos funcionam como válvulas de escape na rotina dos habitantes das grandes cidades. Considerados como grandes espaços públicos que abrigam elementos naturais e principalmente cobertura vegetal. Dessa forma, eles auxiliam no encontro de pessoas, além de atender suas funções ecológicas. Em suma, a implantação de parques urbanos traz benefícios à cidade, melhorando a qualidade de vida de quem nela reside!

Floripa está cheio de belos parques. Nós separamos cinco para você conhecer!

1.Parque da Luz

Localizado no alto da Rua Felipe Schmidt e próximo à cabeceira da Ponte Hercílio Luz, no Centro de Florianópolis. O Parque da Luz abriga uma das últimas áreas verdes de lazer na região. Além disso, conta com campo de futebol, brinquedos para as crianças, academia ao ar livre, áreas para caminhada, esculturas, relógio de sol, além de bancos e mesas. Nos seus 37 mil metros quadrados, o parque funciona 24 horas e animais de estimação estão liberados. Ainda está em dúvida se vai conhecer o parque? Pois saiba que ele conta com uma vista privilegiada da Ponte Hercílio Luz 🙂

Acervo VIA

2.Parque de Coqueiros

Acervo VIA

O parque de Coqueiros está localizado próximo a cabeceira da Ponte Pedro Ivo Campos, na beira da Baía Sul, no próprio bairro de Coqueiros. Nesse contexto, é considerado o maior parque da região continental, com 50 mil metros quadrados e funciona 24 horas. Além da vista privilegiada para a Baía Sul, o parque conta com uma pista de caminhada e ciclovia, quadras para a prática esportiva, bancos e meses, um equipado parquinho para crianças, academia ao ar livre, além de um amplo estacionamento. O parque permite a entrada de animais de estimação e é um lugar perfeito para fazer piqueniques. Uma ótima opção de lazer na região continental 😉

3.Jardim Botânico

Acervo VIA

O Parque Jardim Botânico, inaugurado em 2017, ainda está em processo de finalização, mas já conta com pista de caminhada, parque infantil, lago, espaço para exposições, horta comunitária, academia ao ar livre, redário, além de atividades educativas e culturais. O parque permite o acesso apenas a pé, mas caso você esteja de bicicleta, há local para guardá-la. Além disso, o jardim funciona de Quinta á Domingo, das 7 horas e 30 minutos às 18 horas e durante o verão o horário se estende até as 19 horas. Nesse contexto, o Jardim Botânico é uma ótima opção para descansar e levar as crianças para brincar!

4.Parque Ecológico do Córrego Grande

Acervo VIA

Quem passa pela rua principal do bairro Córrego Grande, com certeza já se deparou com a entrada do parque. O parque, conhecido também como horto florestal, funciona diariamente das 7 horas às 19 horas no verão e durante o resto do ano até as 18 horas. Rodeado de uma extensa área verde, o horto conta com 3 trilhas, que são acessíveis, além de academia ao ar livre, pista de caminhada, parquinho e quadras de esportes. O horto ainda conta com uma variedade de plantas nativas, além da fauna, por isso animais de estimação não são permitidos. Outro atrativo são mesas e cadeiras para fazer um belo piquenique. Assim, o parque é um lugar perfeito para aproveitar com família e amigos! 🙂

5. Parque Linear do Córrego Grande

O Parque Linear fica situado entre as ruas Sebastião Laurentino da Silva e Manoel Rosa dos Santos, também no Córrego Grande. O parque conta com uma extensa área verde ao longo do córrego. Como também, é um local perfeito para fazer piqueniques, passear com os cachorras e descansar do agito da cidade. Bem como, possui espaço para caminhada, andar de bicicleta e para brincar com as crianças. Além disso, bancos e decks fazem parte do belo projeto paisagístico. Nesse sentido, é um ótimo local para aproveitar a natureza em pleno espaço urbano!

Acervo VIA

E aí, você já conhece algum desses parques? Ainda não? Coloque na agenda e conta para a gente o que achou! 🙂

Quer saber mais sobre espaços urbanos em Florianópolis? Clique aqui

The following two tabs change content below.

Maria Eduarda Zanella

Estudante da graduação de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina. Movida por desafios, busca aprender mais sobre inovação, cidades criativas e humanas e levar o conhecimento a comunidade, fazendo de alguma forma um mundo melhor.