Parque Explora 8 (1)

PARQUE EXPLORA: o desenvolvimento intelectual frente às realidades de ciências e tecnologia

VIA na Colômbia apresenta como o país transforma a realidade de seus cidadãos por meio das inovações

Considerado o maior projeto de difusão e promoção de ofertas científicas e tecnológicas da cidade de Medellín, o Parque Explora é um parque de ciência e tecnologia e surgiu com o intuito de melhorar a criatividade e proporcionar a oportunidade para que seus visitantes aprendam enquanto se divertem, sob a construção de um conhecimento que permite o desenvolvimento intelectual. O parque conta com 22 mil metros quadrados de área interna e praças públicas. Possui mais de 300 experiências interativas, um auditório para projeções em 3D, um estúdio de televisão, uma sala para crianças, espaços experimentais para todos, e uma sala de exposições temporárias.

O ambiente impressionante, principalmente pela quantidade de crianças interagindo, fez com que a equipe da VIA ficasse mais de três horas para conhecer o espaço em sua totalidade. Dentro deste complexo são abordadas as seguintes áreas de conhecimento: linguagens, biodiversidade, astronomia, technology, ciências, ciências da vida, cidadania, processos criativos, e robótica.

O parque recebe muitas crianças, em especial excursões escolares. Quando chegamos vimos muitas crianças uniformizadas por todos os lados, e para atender a este público o parque criou as Rotas Pedagógicas: tours guiados oferecidos às instituições educativas, que compõem experiências onde as crianças interagem e socializam o conhecimento em cada uma das atividades e lugares – assim cada professor e aluno podem assimilar seus significados despertando a criatividade e curiosidades.

Atrações do parque

O parque ressalta o seu compromisso de respeitar e proteger a vida na sua expressão mais cativante: a diversidade, sendo assim o parque recria no seu Aquário dois ecossistemas em risco: and floresta tropical e os recifes de corais.

A VIA iniciou seu passeio pelo aquário, um ambiente muito bonito e sempre bem informativo, no qual placas indicavam as características dos peixes que ali vivem e a cada setor um instrutor que podia sanar as dúvidas dos visitantes. O parque afirma que o Aquário é um cenário para a criação de um novo pensamento. São 4.000 indivíduos de 400 espécies que habitam 14 tanques de peixes de água doce e 9 de água salgada, dentre eles estão as espécies de rios colombianos, como o Rio Amazonas, o Rio Magdalena e o Rio Orinoco.

As salas interativas do parque contam com temas específicos como: Sala Mente: o mundo adentro; En Escena; Sala Abierta e Fisica Viva.

A Sala Mente que se divide em seis sessões:

  • Cérebros: um mundo de neurônios;
  • Perceber: o mundo distorcido;
  • Pensar: o mundo recordado e planejado;
  • Comunicar: o mundo sonoro;
  • Sonhar: o mundo fantástico;
  • Experimentar: o mundo em um jogo.

Esta sala interage com o visitante desde o início, um ambiente escuro que é iluminado apenas pelas atividades de seis quilômetros de redes neurais, que fazem você compreender o funcionamento do cérebro e as emoções que temos em determinadas situações. Este espaço é mantido pelo Parque Explora com assessoria científica do Grupo de Neurociências de Antioquia e patrocínio da empresa Sura.

A Sala En Escena conta a história da inovação e como chegamos no estágio tecnológico que estamos vivenciando hoje. Este espaço é patrocinado pela prefeitura de Medellín e pela empresa UNE. A Sala Abierta trata-se de uma grande extensão de aparelhos onde os visitantes podem aprender a céu aberto. Assim que se adentra ao parque é possível ver o espaço com grandes aparelhos que buscam trazer experiências de maneira lúdica com os elementos físico água, luz, sons, ondas, forças e o calor. A Sala Física Viva é um espaço onde se pode visualizar desde o simples ao complexo, com uma rica experiência que nos remete ao dia-a-dia.

Outros ambientes que podem ser visitados no parque são:

Sala Tiempo: uma viagem cheia de ciência e história que trata o tempo como conceito físico em evolução e como uma construção cultural que muda de comunidade para comunidade e de pessoa para pessoa;

Sala Infantil: esta sala é voltada para crianças de até cinco anos e é um ambiente que permite que estas crianças sejam pequenos construtores, artistas, exploradores, cientistas com atividades que estimulem suas atividades motoras e cognitivas;

Vivário Explora: este pavilhão recria o mundo de artrópodes, répteis e anfíbios, cuja riqueza coloca a Colômbia em terceiro lugar na lista de lugares com mega-diversidade no planeta;

Planetário: diferente dos tradicionais, o planetário do parque explora permite que você veja não somente o espaço, mas a terra também para que entendamos mais sobre o desconhecido do nosso planeta;

Além destes ambientes o parque explora possui espaços destinados a eventos empresariais e conta com um auditório completo, com capacidade para 296 pessoas; seis auditórios divididos em salas, que podem ser utilizadas em reuniões, com capacidade de até 75 pessoas cada sala; e a sala 3D com capacidade para 160 pessoas.

O parque conta também com uma praça de alimentação, e uma loja com produtos do parque e lembrancinhas da cidade e do parque.

.

Localização e Tarifas

O parque é de fácil acesso, graças ao ótimo sistema de mobilidade urbana da cidade de Medellín, pois o mesmo tem acesso direto da estação de metrô Estación Universidad e para o acesso ao parque são cobradas tarifas que possuem valores diferentes para estudantes, grupos de estudantes, grupos empresariais e os ingressos individuais. De modo geral um ingresso que proporciona acesso a todos os espaços do parque tem o valor de $23.000 pesos colombianos.

Planos para viajar? Aproveite Medellín… a cidade mais inovadora do mundo!

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.