IMG 20170727 125009842 BURST000 COVER (2)

O planejamento urbano orquestrado para as pessoas: as fábricas de cidadania do Recife

Recife é uma cidade com níveis de violência preocupantes. Em seu livro: As lições de Bogotá e Medellín: do caos à referência mundial, Cavalcanti já explicita os dados que levam Recife a figurar entre as cidades mais violentas do Brasil. Entretanto, apenas os relatos não são suficientes para as mudanças efetivas, nesse caso o engajamento do poder público e da própria comunidade foi fundamental para concretizar o início das mudanças. O que a equipe da VIA Estação Conhecimento vivenciou na capital de Pernambuco foram ações práticas que envolvem inclusive o protagonismo social. Essas ações se traduzem em um equipamento de referência chamado Centro Comunitário da Paz – COMPAZ que possibilita a inserção da comunidade em atividades que levam o bem-estar e a qualidade de vida.

Até o momento são dois Centros Comunitários da Paz, duas construções, localizadas nos bairros Alto Santa Terezinha e Cordeiro.

O espaço de cidadania e promoção de Cultura de Paz vem sendo considerado como importante estratégia de inclusão social e fortalecimento comunitário. Cavalcanti indica que o planejamento do território deve ser feito pensando na maioria das pessoas e não em sua minoria. Assim, o COMPAZ é concebido como forma de dar o “melhor para os mais pobres”.

A infraestrutura de cada COMPAZ é única, adequada a realidade e possibilidades físicas e demandas da sociedade. O diferencial desses espaços não são apenas a construção física que é de qualidade, mas sim o envolvimento que foi realizado com os membros da comunidade desde a sua concepção. Cavalcanti explica que previamente a cada construção o conceito do COMPAZ foi exaustivamente discutido e alinhado com a comunidade do entorno. As pessoas precisavam se sentir parte, precisavam saber que depois da inauguração a obra seria para uso real da comunidade. Assim, escutamos seus anseios e promovemos a qualidade de vida por meio do COMPAZ.

Além disso, conforme relata o Secretário, a comunidade foi inclusive envolvida na própria construção do espaço, sendo a mão de obra também local. Entretanto, o engajamento não parou após a inauguração da obra. As pessoas que se destacaram continuam até hoje no COMPAZ com atividades de apoio a gestão e liderança de ações no Centro, explica.

Para a comunidade que hoje está no apoio da liderança do Centro Comunitário da Paz na Santa Terezinha, o COMPAZ realmente transformou a vida das pessoas da comunidade afirma Elissandro Damasceno que é morador e faz parte da administração do Centro. Damasceno emocionado relembra a falta de oportunidade antes da existência do Centro. Hoje, os moradores conseguem identificar um futuro a partir de todas as portas que se abrem com as diversas ações disponibilizadas, complementa.

Esse fato é enfatizado, durante nosso tour, por Cavalcanti que explica que enquanto crianças e jovens estão ocupados nas propostas do COMPAZ elas estão distantes da rua, das drogas e da violência. Há realmente diversas coisas para serem realizadas no local que se configura como one stop shop dos serviços públicos e da promoção da qualidade de vida. O COMPAZ oferece iniciativas que possibilitam que o mesmo seja porta de entrada única para as ações de saúde, segurança, educação e empreendedorismo.

Biblioteca, uso da tecnologia, aulas de inglês e espanhol, atividades maker para incentivo da inovação e da criatividade, aulas de artes, esportes, como marciais e natação são as principais respostas dos pequenos uniformizados que ao nos receber querem contar todas as possibilidades dos motivos do COMPAZ ser “massa”. São diversas as secretarias da prefeitura municipal que se fazem presentes no Centro. No COMPAZ os serviços públicos disponíveis a população são Procon, mediação de conflitos, atendimento especializado às mulheres vítimas de violência, sala do empreendedor, atividades, oficinas cidadãs, aulas de inglês, espanhol e reforço escolar (português e matemática), música, e práticas integrativas (Tai chi chuan, ioga, biodança, meditação).

Assim, em cada andar, podemos observar o uso intenso das dependências do Centro. A limpeza e o trato dos funcionários com as crianças e jovens é realmente algo impressionante. Cavalcanti explica que para o atendimento do público as equipes que trabalham no acolhimento das pessoas foram capacitadas por especialistas de diversos temas. A exemplo dessas questões o secretário relembra das vezes que colombianos estiveram em Recife para capacitar, por exemplo, a equipe nas práticas da biblioteca.

De forma orquestrada, Recife, mostra a verdadeira integração do ecossistema em torno da cidade. Em um mesmo ambiente pode-se observar atores governamentais conectados em prol de seus cidadãos para transformação das vidas e perspectivas.

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por medio de acciones de educación, investigación y educación. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.