WhatsApp Image 2019 10 16 At 11.00.33 (2)

INOVA e ENIT: VIA participa dos eventos com apresentação de artigos!

Cidades inteligentes, pré-incubadoras universitárias, parques científicos e sistemas de inovação foram alguns dos temas apresentados pela VIA!

Durante os dias 15, 16 e 17 de outubro acontece na cidade de São Bento do Sul, em Santa Catarina, o Congresso Nacional de Inovação e Tecnologia – INOVA 2019, evento conjunto ao ENIT – Encontro e Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia. Os eventos acontecem na Promosul.  O team VIA esteve presente no primeiro dia do evento (15) para a apresentação de seis artigos.

Entrada do evento. Acervo VIA.

Sobre o INOVA

A 4º edição o Congresso Nacional de Inovação e Tecnologia (INOVA) direcionou-se ao compartilhamento de conhecimento científico na área de inovação e a troca de ideias entre acadêmicos e pesquisadores. Assim, as áreas temáticas abordadas durante o Congresso foram:

• Modelos de Negócios Inovadores;
  • Empreendedorismo Tecnológico;
  • Indústria Criativa;
  • Inovação em Setores Tradicionais;
  • Inovação em Serviços;
  • Inovação à Sustentabilidade;
  • Inovação Social;
  • Cidades Inteligentes.

Sobre o ENIT

A 7° edição do Encontro e Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia – ENIT é organizada e realizada pela FETEP com diversos parceiros. Nos últimos anos, este se consolidou como o maior evento de geração de negócios, apoio ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação entre as empresas de tecnologia, indústria, comércio, prestação de serviços, instituições de ensino universitário e instituições tecnológicas do Sul do Brasil.​ O ENIT apresenta-se como um evento focado no público empresarial e acadêmico e possui entrada gratuita.

Conheça os seis trabalhos de pesquisa ligados à área de Habitats de Inovação do #teamVIA apresentados no INOVA!

UMA ANÁLISE SOBRE O PAPEL DO GOVERNO CHINÊS NOS PARQUES CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS — OU ZONAS DE ALTA TECNOLOGIA — NA CHINA.

• Patrick W. R. Scheidt; Guilherme P. de Matos; Clarissa S. Teixeira; Irineu A. Frey

O artigo tem como objetivo analisar o papel do governo na criação e desenvolvimento de parques científicos e tecnológicos — ou zonas de alta tecnologia (ZAT) — localizados na China que podem servir como referência para outros países emergentes.

Gui e Patrick com seu banner.

COMO O PROGRAMA FELLOW PROMOVIDO PELA SOCIAL GOOD BRASIL CONTRIBUI COM OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ONU

• Roberto Carlos Paulucci Nallin; Guilherme Paraol; Clarissa Stefani Teixeira

O artigo tratou como o programa fellow desenvolvido pela social Good Brasil contribui com os 17 ods da ONU.

UMA ANÁLISE SOBRE O SISTEMA NACIONAL DE INOVAÇÃO DO BRASIL

• Guilherme Paraol; Clarissa Stefani Teixeira

A pesquisa analisou o sistema nacional de inovação do Brasil e o nível de interação dos seus atores.

Gui durante o evento.

AMBIENTE MAKER COMO FERRAMENTA EMPREENDEDORA

• Lúcio de Souza Silva; Rayse Kiane de Souza; Clarissa Stefani Teixeira

O artigo é uma revisão narrativa que busca trazer como ambientes de prototipação digital facilitam a geração de inovação.

Lúcio com seu banner.

INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO URBANO: INICIATIVAS NA TRAJETÓRIA DE BARCELONA COMO CIDADE INTELIGENTE

• Maria Eduarda Zimath Zanella; Ágatha Depiné; Clarissa Stefani Teixeira; Josep Miquel Piqué Huerta

Considerando o potencial do exemplo da cidade que pode guiar outras cidades em seu desenvolvimento, o presente estudo teve como objetivo mapear e compreender as iniciativas de cidade inteligente presentes em Barcelona.

Duda com seu artigo.

O PAPEL DA PRÉ-INCUBADORA UNIVERSITÁRIA

• Milena Maredmi Teixeira; Rayse Kiane de Souza; Clarissa Stefani Teixeira.

A pesquisa realizou uma abordagem do papel das pré-incubadoras nas instituições de ensino superior.

Milena durante a apresentação 🙂

Nesse sentido, os artigos foram apresentados para o comitê científico na tarde do dia 15, por meio de banners.

Veja um pouco mais sobre as apresentações:

Dessa forma, o grupo Via Estação Conhecimento agradece a acolhida da cidade de São Bento do Sul-SC sede do INOVA/ENIT.

Para ter acesso aos artigos, basta clicar aqui!

Maria Eduarda Zanella

Estudante da graduação de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina. Movida por desafios, busca aprender mais sobre inovação, cidades criativas e humanas e levar o conhecimento a comunidade, fazendo de alguma forma um mundo melhor.

Latest posts by Maria Eduarda Zanella (see all)