WhatsApp Image 2018 09 19 At 21.56.41

INOVA e ENIT – Caminhos para a inovação

VIA no INOVA e ENIT – search, inovação e negócios

Nesta 3º edição do Congresso Nacional de Inovação e Tecnologia (INOVA) and 6º Encontro e Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia (ENIT) o grupo de pesquisa Via Estação Conhecimento, do Departamento de Engenharia do Conhecimento da UFSC, esteve mais uma vez presente e prestigiando os super parceiros da ITfetep. Os eventos ocorreram simultaneamente entre os dias 18 and 20 de setembro no centro de eventos Promossul, em São Bento do Sul. Enquanto o INOVA se direcionou ao compartilhamento de conhecimento científico na área de inovação e a troca de ideias entre acadêmicos e pesquisadores, o ENIT voltou-se à geração de negócios inovadores e estímulo à interação entre empresas de tecnologia, indústria, comércio, prestação de serviços e instituições de ensino.

Em relação à contribuição da VIA, dez trabalhos de pesquisa ligados à área de Habitats de Inovação foram apresentados no INOVA:

  1. Interação dos parques com a sociedade: o case do Sapiens Parque;
  2. Fab Labs: a importância do maquinário disponível e sua interação com a comunidade;
  3. As tipologias de habitats de inovação: uma análise da legislação vigente do Sul do Brasil sob a luz do novo marco legal de ciência, technology and innovation;
  4. A interação entre grandes empresas e startups: desafios da inovação aberta;
  5. Gamificação aplicada à educação empreendedora: uma revisão integrativa;
  6. Visão e atitude empreendedora: uma percepção de estudantes de uma universidade federal;
  7. smart cities: intersecção e análise qualitativa dos dados da saúde da população urbana;
  8. Jogos para promover o empreendedorismo em novas gerações: o case do “Mente Empreendedora”;
  9. Inovação em Santa Catarina: uma análise dos atores do ecossistema de inovação;
  10. Protagonismo feminino: o gênero como atravessamento para pensar inovação social no Brasil.

Saiba mais sobre os habitats de inovação acessando nosso livro

Já no ENIT, que nesta edição apresentou como objetivo discutir o “desenvolvimento s​o​cioecon​ô​mico através do fomento à geração de negócios, cultura da inovação, empreendedorismo, ciência e tecnologia das empresas e instituições participantes”, a contribuição do #teamVIA foi nos painéis. Ao longo desta edição a programação contou com diversos atores de destaque nas áreas do evento, provenientes do mercado, governo e academia, apresentando cases e tendências em cada cenário. Destaque especial para a pesquisadora Ágatha Depiné, representante do grupo VIA no painel “Soluções Inteligentes para Cidades”. O palco foi compartilhado com Daniel Leipnitz, Presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), e André Telles, do iCities.

O espaço aberto ao grupo VIA foi utilizado para falar sobre a importância da participação cidadã na criação e implantação de soluções inteligentes no espaço urbano. Nesse sentido, um passo fundamental é a educação cidadã e consequente engajamento da população. Como case, foi apresentada a iniciativa de Florianópolis com o concurso infantil “Floripa Inteligente”, por meio do programa Geração VIA: formando pequenos cidadãos para cidades inovadoras. Esse programa agora está em fase inicial nos municípios do Alto Irani, como consequência de acordo de cooperação com a AMAI e FECAM. A presença em eventos dessa natureza tem se concretizado como uma marca ativa do Via Estação do Conhecimento., tendo por objetivo levar o conhecimento científico para fora das universidades e instituições de pesquisa. Assim sendo, de modo paralelo, consolidar o papel das instituições de ensino superior no diálogo direto com a sociedade.

O grupo Via Estação Conhecimento agradece imensamente a acolhida da cidade de São Bento do Sul-SC sede do INOVA/ENIT. Do mesmo modo, parabeniza aos organizadores pela qualidade do evento prestado e sua relevância para ciência e o crescimento das cidades! 😉

.

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.

Latest posts by VIA Estação Conhecimento (see all)