IMG 1760 23

Hackathon #DesenvolveSC fecha com chave de ouro e deixa legado

O último dia do Hackathon #DesesenvolveSC foi dedicado à finalização dos projetos e ao desenvolvimento do pitch. Nessa última etapa, os mentores de negócio orientaram as equipes a fim de aprimorar a apresentação e criar um plano de negócio sólido; bem como os de governo auxiliaram na conclusão de soluções viáveis para as dores reais do cliente, que era representado pelas instituições de segurança pública. O “pré-pitch” foi apresentado e a banca de júri ressaltou, em todas as equipes, pontos para serem aperfeiçoados tanto na forma de apresentação quanto na elaboração do negócio em si.

O Tenente Coronel da Polícia Militar Jorge Eduardo Tasca, que participou da banca, falou para a equipe VIA sobre a grande aplicabilidade das soluções propostas pelas equipes. Ele ressaltou a relevância do evento para o aprimoramento de programas já existentes na Polícia Militar, como a Rede de Vizinhos, ao “facilitar o processo de controle e gestão, além da geração de conhecimento sobre o programa e as informações geradas por esse tipo de atividade, contribuindo para estabelecer uma parceria entre polícia e comunidade e dessa forma gerar um resultado cada vez mais efetivo em termos de segurança pública”.

O Tenente Coronel também comentou sobre a metodologia utilizada Hackathon. According to him, o contato com o sistema de definição de problema e geração de solução de uma maneira rápida o fez refletir em como levar essa mesma lógica de resolver problemas para a administração pública com a mesma agilidade e com a pressão de gerar um resultado que seja absorvido pelo mercado; no caso da instituição, pela sociedade. “A oportunidade de contar com a visão do cliente, com essa percepção de quem tem o problema, de tentar extrair a necessidade dele e com o apoio de mentores de negócio, design, desenvolvimento, você consegue construir uma solução que contemple todas essas perspectivas[…]. Então, na posição de quem aprendeu bastante, a metodologia é fantástica” destacou o Coronel Tasca.

Após um período de ajustes finais para as equipes, os pitchs dos trabalhos foram apresentados. As mesmas entregaram três produtos: o canvas, a apresentação do pitch e produto mínimo viável, como previsto em edital. A banca junto ao júri técnico deliberou conforme os critérios pré-estabelecidos e o resultado foi divulgado no final do evento.

Confira:

  • Equipe DEVOZ (1º Lugar)

Solução: WebZinhos – Plataforma para controle e gerenciamento da rede de vizinhos

  • EEquipe IF-ELSE (2º Lugar)

Solução: GEO – monitoramento de umidade e movimentação do solo

  • Team: Guardiões (Menção honrosa)

Solução: Protetor (App para socorro de mulheres sob medida protetiva)

  • Equipe SPY

Solução: Espei – Alternativa para otimizar o serviço do Disque Denúncias (181)

  • Equipe TheFora

Solução: TheFire Service – web service para IoT em ocorrências do Corpo de Bombeiros

  • Equipe ScBot

Solução: 190Chat – Atendimento automático via chat para ocorrências de perturbação e barulho

  • Equipe SUSeg

Solução: um App onde o cidadão pode acionar o corpo de bombeiros rapidamente em três toques

  • Equipe GEGEE

Solução: Monitora Rede – sistema para filtro de informações estratégicas dos grupos Rede de Vizinhos da PM

  • Equipe Balcão Cidadão

Solução: Plataforma de atendimento ao cidadão para acesso a serviços e documentos dos órgãos públicos

  • Equipe TINFI

Solução: Solução para tratamento e análise de informações coletadas da Rede de Vizinhos da PM.

A próxima etapa consiste no acompanhamento das duas equipes vencedoras, onde durante um mês as mesmas terão encontros com os mentores técnicos a fim de entregar uma versão executável da solução tecnológica, de acordo com o protótipo apresentado, incluindo o projeto de software, descrições de ferramentas e arquivos utilizados.

.

Parabéns a todos os participantes por protagonizar o sucesso do Hackathon #DesenvolveSC!

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.