2

Grupo VIA realiza visitas em habitats de inovação de Florianópolis

Visitas tem como objetivo registro de imagens em 360º dos habitats de inovação

O grupo VIA Estação Conhecimento deu continuidade as visitas aos habitats de inovação de Florianópolis. Esta iniciativa faz parte das práticas extensionistas da UFSC.  Desse modo, tal projeto já deu origem a criação de um e-book chamado Habitats de Inovação de Florianópolis: Os ambientes que transformam o ecossistema de inovação e empreendedorismo. Assim, este documento busca apresentar os atores que transformam o ecossistema de inovação e empreendedorismo de Florianópolis. Dessa forma, estão presentes no e-book a descrição de todos os habitats de inovação mapeados da cidade.

Pois bem, o objetivo agora é construir um “museu virtual” por meio de imagens internas em 360º dos ambientes. Assim, o local poderá ser visitado de forma online. Desse modo, não será preciso se deslocar fisicamente até o ambiente para conhecê-lo. Finalmente, o mundo terá acesso aos intermediários da inovação – seus habitats de inovação! Assim, com o projeto finalizado, a comunidade poderá, a partir do site da VIA Estação Conhecimento, navegar pelo interior dos habitats de inovação da capital catarinense, como ocorre, por exemplo, no Google Street View. Dessa forma, o projeto visa dar visibilidade e fortalecer os habitats de inovação do município, proporcionando um contato de experiência nos ambientes que transformam a cidade.

Habitats de inovação visitados

Até o momento, foram visitados 27 habitats de inovação da cidade. Assim, são eles os coworkings: Conexão Pandora; Lemonadde Coworking Offices; Compass Coworking; Embraoffice; A Fábrica de Working Bar; Escritório Design Coworking; Impact Hub CIA Primavera; Impact Hub Sul da Ilha; Usina Dizer; Agio Coworking; Lawffice e S7 Cowork; Comadre Cowork; Tio Zaca Hospedaria e Coworking; Coworking IEZO; Santa Mônica Coworking; We Cowork It Out.

Ademais, foram visitados os centros de inovação: CIA ACATE Primavera; CIA Downtown; SOHO Centro de Inovação e Inova Lab – Sapiens Parque. As aceleradoras também entraram no roteiro e já foram visitadas a SGB – Aceleradora de Protagonismo Social e Darwin Starter. Por fim, o Link Lab – um ambiente de experimentação para a inovação aberta, o VIA Maker como um ambiente makerspace, o ambiente de inovação da Secretaria de Segurança Pública – HUBSSP e a incubadora MIDITEC também receberam nossa visita. Aliás, confira abaixo fotos de alguns desses momentos.

No entanto, ainda continuamos mapeando! Portanto, se você for um habitat de inovação que ainda não foi visitado vamos entrar em contato e agendar uma visita.

Saiba mais sobre habitats de inovação aqui!

The following two tabs change content below.

Guilherme Paraol

Doutorando no grupo Via-Estação Conhecimento. Realiza pesquisa com foco em ecossistemas de inovação, habitats de inovação e sistemas de inovação.