Florianópolis. SC. Solenidade De Abertura Da Fundação Da Rede De Monitoramento Cidadão De Florianópolis, Nesta Segunda (24/04/17). Foto: Gil Guzzo/OFOTOGRÁFICO.

Florianópolis recebe Rede de Monitoramento Cidadão

O acompanhamento da evolução dos indicadores de uma cidade é uma ação imprescindível para alcançar maiores níveis de desenvolvimento, atingindo temas econômicos, sociais e ambientais. Neste sentido, a Iniciativa de Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (DIB) lançou a Rede de Monitoramento Cidadão, cujo objetivo é envolver a sociedade no acompanhamento das ações públicas que visem o desenvolvimento das cidades.

O projeto do BID, em parceria com a CAIXA e o Baobá – Práticas Sustentáveis, está sendo implantando em seis cidades brasileiras, entre elas Florianópolis. Por meio da criação de um grupo multidisciplinar de especialistas, envolvendo atores do meio empresarial, acadêmico, imprensa e governo, a meta é elaborar um diagnóstico das cidades contempladas pelo projeto, baseado em indicadores de vários domínios relacionados ao desenvolvimento urbano. A partir daí, espera-se desenvolver um plano de ação para promover o desenvolvimento sustentável destes municípios.

Em Florianópolis o Plano de Ação será voltado principalmente para temas como mobilidade, energias renováveis e eficiência energética, gestão pública e fiscal, ordenamento territorial, vulnerabilidade a desastres naturais decorrente de mudanças climáticas e saneamento básico.

A metodologia foi criada em 2010 pelo ICES e já foi implantada em outras 61 cidades da América Latina e Caribe onde se observa acelerado crescimento econômico e populacional. No Brasil, a Rede de Monitoramento Cidadão está sendo implantada também em Goiânia, João Pessoa, Palmas, Três Lagoas e Vitória.

A Rede de Monitoramento Cidadão em Florianópolis foi lançada no dia 24 de abril, em evento na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina.

.

Constituem a Rede:

Presidência: FloripAmanhã

Vice-Presidência Técnica: UFSC – VIA Estação Conhecimento

Vice-Presidência Administrativa: RIC TV Record

Grupo Estratégico Monitoramento: Observatório Social Florianópolis

Grupo Estratégico Inteligência: UFSC – BrGOV – Observatório Brasileiro de Governança Publica/CSE

Grupo Estratégico Comunicação: RIC TV Record

Grupo Estratégico Competitividade: FIESC

Conselho Fiscal: OAB/SC, CRC/SC, BPW Florianópolis

.

Conheça o Plano de Ação Florianópolis Sustentável.

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.