Agenda VIA

• Este evento ha pasado.

IX SIPID – Seminário Internacional de Patentes, Inovação e Desenvolvimento

18 18-03:00 September 18-03:00 2018 @ 08:30 - 18:00

Já estão abertas as inscrições para a nona edição do Seminário Internacional de Patentes, Inovação e Desenvolvimento – IX SIPID, que este ano terá como tema “A Propriedade Intelectual no Brasil – perspectivas e estratégias”. Realizado pela ABIFINA, o evento acontece no dia 18 de setembro, no Centro de Convenções da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

Entre os convidados, estão profissionais e pesquisadores com amplo conhecimento sobre PI. O destaque da programação é a conferência inaugural do pesquisador Federico De Masi, do Departamento de Saúde e Bioinformática (DTU Bioinformatics) da Technical University of Denmark (Universidade Técnica da Dinamarca). O convidado abordará a relação entre a academia e a indústria, principalmente na área de biotecnologia. Também está prevista a participação de Daniel Pinto, conselheiro da Divisão de Propriedade Intelectual (DIPI) do Itamaraty, que traçará um panorama dos acordos internacionais atualmente em discussão.

Ainda na parte da manhã, o IX SIPID abrigará a 3ª edição do Prêmio Denis Barbosa de Propriedade Intelectual, que este ano homenageia o presidente do INPI e o diretor-presidente da Anvisa. A premiação é um reconhecimento aos esforços das duas instituições em se fazer avançar a política brasileira de Propriedade Intelectual, que resultou na publicação da portaria que instituiu o Grupo de Articulação Interministerial (GAI), em 2017. O prêmio é entregue anualmente, como um incentivo às ações que busquem aprimorar o ambiente brasileiro de PI.

O programa inclui ainda mesas técnicas e jurídicas para debater a visão da propriedade intelectual nos diferentes fóruns, além da discussão de casos concretos de inovação de empresas associadas ganhadoras de prêmios de inovação e PI. Entre os demais convidados, estão Mauro Sodré Maia, diretor-executivo do INPI, Pedro Marcos Barbosa, advogado da DBB e consultor da ABIFINA, e Loris Baena, Procurador Federal.

A nona edição do Seminário Internacional Patentes, Inovação e Desenvolvimento – IX SIPID tem o patrocínio do BNDES e apoio da Firjan.

Fecha:
18 18-03:00 September 18-03:00 2018