Agenda VIA

• Este evento já decorreu.

Estilo de vida e saúde no mundo contemporâneo

20 20-03:00 Junho 20-03:00 2017 @ 18:00 - 22:00

A Liga Acadêmica de Medicina do Exercício e do Esporte da UFSC – Lamexe -, promove no dia 20 de junho, às 18 horas, no auditório de graduação do Centro de Ciências da Saúde, a palestra “Estilo de vida e saúde no mundo contemporâneo”, com o professor Markus Vinícius Nahas.  A palestra é aberta à comunidade.

Markus Vinicius Nahas é nativo de Florianópolis e licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1976). Fez  seu mestrado em Educação Física na Vanderbilt University (1980) e o doutorado em Educação Física na University of Southern California (1985).

Concluiu dois estágios de pós-doutorado (em 1991 na Arizona State University, com Charles B. Corbin e em 2000 na University of South Carolina, com Russel Pate e Barbara Ainsworth) ambos enfocando a área da promoção de estilos de vida ativos. Foi professor titular da UFSC de 1977 a 2012, onde  (criou e coordenou o Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde – NuPAF).

Sua experiência na área de Educação Física inclui, principalmente, os temas: atividade física, saúde e qualidade de vida, estilo de vida, lazer e saúde do trabalhador e educação física no ensino médio. É sócio fundador e foi o primeiro presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde – SBAFS no período 2008-2009.

Já o Lamexe, criado em 2017, é resultado da incorporação de alunos e docentes com o objetivo de promover a saúde no seu mais amplo entendimento, através da atividade física e prática esportiva. Segundo o coordenador da Liga, professor Lúcio José Botelho, é de interesse do meio acadêmico da UFSC desenvolver, discutir e compartilhar o conhecimento relacionado a medicina do exercício e do esporte, contribuindo com o desenvolvimento da saúde pública.

“A atividade física é de fato, uma das orientações unânimes para a boa saúde, longevidade e bem estar social”, observa Botelho, que possui graduação em Medicina (1977), mestrado em Saúde Pública (2003) e doutorado em Saúde Pública (2016), todos pela UFSC, da qual foi reitor de 2004 a 2008. Atualmente é professor adjunto IV e coordenador de residência médica da Universidade
Federal de Santa Catarina.

Data:
20 20-03:00 Junho 20-03:00 2017