Fonte: Eduardo Cavalcanti

Encontro Maker tem sua 4ª edição no Sítio

Encontro Maker tem como propósito conectar makers em Florianópolis

O Encontro Maker foi criado para reunir a comunidade maker de Florianópolis e região. Assim, a cada dois meses o grupo de makers se reúne para apresentar e compartilhar seus projetos e práticas com os membros da comunidade. Por meio da cultura “faça você mesmo”, o objetivo dos participantes é trocar experiências, aprendizados e fortalecer sua rede de contatos. O Encontro Maker é organizado pelos grupos Curta Circuitos e O Sítio Espaço Coworking, contando com apoio do Café Cultura. O quarto encontro correu no dia 01 de junho no O Sítio, na Lagoa da Conceição.

Esse encontro contou com uma metodologia de palestras expositivas. Portanto, foram realizadas apresentações de projetos e cases. Assim, o encontro fluiu de maneira agradável, dinâmica e muito participativa.

Criação de vídeos: para tirar as ideias da cabeça e do papel

Um dos palestrantes foi João Ricardo Lazaro, artista, produtor audiovisual, editor de vídeos e ministrante de oficinas, residente em Florianópolis. O mesmo apresentou as metodologias de trabalho que utiliza, sua infraestrutura e maneira de criar ideias, além de como tirá-las do papel. João planeja e executa projetos de educomunicação, educação ambiental, documentários, videoclipes e ministra oficinas de audiovisual desde 2015, sendo co-fundador da COMUNAVE produções.

De arquiteta a crafter: mudanças inesperadas

Carol Grilo é arquiteta formada pela Universidade Federal de Santa Catarina e criadora da marca FofysFactory, a qual desenvolve produtos contemporâneos feitos a mão. Em 2013, por meio da FofysFactory, criou uma coleção exclusiva para a rede de lojas Uatt?, distribuída em mais de 3 mil pontos de venda em todo o Brasil. A partir daí, há quatro anos dedica-se a criar bordados autorais e lecionar as oficinas de bordado contemporâneo.

Instalação interativa para o Museu da Cerveja de Gramado

Felipe D’Avila Mesquita, bacharelando em Engenharia Mecatrônica, trabalha na Lemonade e é membro do Atelier Digital. O mesmo criou e participou de vários projetos voltados ao ensino de programação para crianças e universitários, como o programe.legal e o fpgaparatodos.

Nesse 4º Encontro, as apresentações foram realizadas no espaço interno do O Sítio. Essa mudança no formato do layout favoreceu a conexão entre os participantes e a interação nas palestras.

Acredito que a mudança para o espaço interno impactou positivamente o encontro, as pessoas se sentiram mais confortáveis para a troca de ideias.”

Finaliza um dos organizadores do encontro.

A comissão de organização agora busca makers de regiões com maior vulnerabilidade social para seus próximos encontros.

Confira também nosso post anterior sobre outras edições de encontros makers.

3º Encontro Maker

The following two tabs change content below.

Roberto Nallin

Graduando em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Acredita que a conexão entre pessoas é hoje o maior promotor da inovação. Apoia causas sociais, ações ambientais, diversidade, sustentabilidade e sonha que um dia a inovação social poderá ser o principal vetor para o desenvolvimento social.