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Empreendedorismo social tem como intencionalidade solucionar problemas sociais

O Empreendedorismo social cria condições para uma transformação

O empreendedorismo social está diretamente relacionado com o conceito de empreendedorismo. Assim, o empreendedorismo conforme Schumpeter (1985) é capaz de inovar criando condições para uma transformação radical em determinado setor, ramo de atividade e território. Através disso, promove mudanças capazes de propiciar o desenvolvimento econômico.  Dessa forma, empreender está relacionado com a introjeção de valores, atitudes, comportamentos, formas de percepção do mundo e de si mesmo.

Empreendedorismo

Para  Filion (1998), o empreendedorismo é um conjunto de hábitos e características pessoais. Ora, baseadas na captação de ideias e convertidas em oportunidades de negócios.  Da mesma forma, para Melo Neto e  Fróes (2002), o empreendedorismo é um processo dinâmico pelo qual os indivíduos identificam ideias e oportunidades econômicas. Assim, em virtude das ideias e oportunidades os indivíduos atuam no desenvolvimento e as transformam em empreendimentos, reunindo capital e outros recursos para a produção de bens e serviços.

Empreendedorismo Social

O empreendedorismo social e os negócios sociais possuem diferentes conceitos. São temas amplos e não têm uma definição única, muitos autores apresentam ideias e pensamentos distintos. Porém, possuem alguns fatores característicos, tais como: intencionalidade de causar impacto social, potencial de escala e rentabilidade. Ainda mais, com foco na população de baixa renda e distribuição ou não de dividendos.

Esses conceitos e o empreendedorismo social, conforme Silva e Souza (2013), emergiram em 1990. Principalmente no Brasil e no mundo, em decorrência do aumento dos problemas sociais e da diminuição dos investimentos públicos no meio social. Através disso, ocorreu o crescimento das organizações do terceiro setor e da participação das empresas em investimentos no desenvolvimento social. Assim, o empreendedorismo social abrange diversas categorias organizacionais, como as ONGs, as empresas sociais e os negócios sociais.

Empreendedorismo social é uma arte e uma ciência, um novo paradigma e um processo de inovação em tecnologia e gestão social. Contudo, um indutor de auto-organização social para o enfrentamento da pobreza, da exclusão social. Assim, por meio do fomento da solidariedade e emancipação social, do desenvolvimento humano, do empoderamento dos cidadãos, do capital social, com vistas ao desenvolvimento local integrado e sustentável. (OLIVEIRA, 2008).

As organizações sem fins lucrativos, ou de terceiro setor, são obras de empreendedores dedicados ao bem-estar da comunidade. Contudo, essas obras têm como objetivo retirar as pessoas em que se encontram em situação de risco social. Também, dentro do possível, ajudam no desenvolvimento das suas capacidades e aptidões para que ocorra a inclusão social.

Vale ressaltar que, o negócio social, segundo Yunus (2008), não é uma instituição de caridade. Sobretudo, é uma empresa em todos os sentidos, pois tem de recuperar todas as suas despesas e, ao mesmo tempo, alcançar seus objetivos sociais.

Empreendedorismo Social no Brasil

No Brasil, diversas cidades fazem uso e expandem o empreendedorismo social e a inovação social em suas regiões. Florianópolis é uma das cidades que possuem exemplos de negócios sociais. Além disso, o empreendedorismo e a inovação social vêm ganhando espaço. Através de associações como o ICom (Instituto Comunitário Grande Florianópolis), Artemísia, Ashoka, Impact Hub, Sebrae, Social Good Brasil. Dessas instituições, as que se encontram em Florianópolis são: ICom, Impact Hub, Sebrae SC e Social Good Brasil. Elas auxiliam principalmente os negócios sociais presentes na região de Grande Florianópolis, contudo ajudam os negócios sociais presentes em outras regiões do Brasil.

Em síntese, negócios sociais têm como objetivo reduzir a pobreza ou solucionar problemas sociais e ambientais que apresentam ameaças para as pessoas inseridas na sociedade.

 

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Roberto Nallin

Graduando em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Acredita que a conexão entre pessoas é hoje o maior promotor da inovação. Apoia causas sociais, ações ambientais, diversidade, sustentabilidade e sonha que um dia a inovação social poderá ser o principal vetor para o desenvolvimento social.

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