CE100 Brasil Blue Print

Economia Circular: práticas necessárias

O modelo econômico de economia circular é uma alternativa atraente e viável que as empresas já começaram a explorar.

As pessoas não param para pensar, mas a maneira com que lidamos com cada produto fabricado está longe de ser a ideal. O sistema mais comum em execução é o linear. Um sistema baseado no processo de extrair a matéria prima, processar para fabricar um produto e descartar quando este não tem mais conveniência. A partir desse modo linear de produção, a economia é baseada em recursos finitos. Isso traz o risco da extinção de matéria prima e gera custos muito mais altos da extração das mesma. Além de produzir uma quantidade elevada de lixos e resíduos.

Como reação e oposição ao método tradicional e antiquado, surgiram ideias e ações sustentáveis. Estas empregam alterações na economia linear, buscando a redução, a reutilização e a reciclagem.

Esse método de retorno do rejeito para o reuso é conhecido como Economia Circular.

A partir desse modo circular de economia o destino final de um material deixa de ser uma questão de gerenciamento de resíduos e passa a ser parte do processo reparo/reuso ou remanufatura.

O objetivo final desta metodologia é eliminar o conceito de lixo, podendo enxergar um potencial em cada produto e material de fazer parte de um círculo.

A grande divulgação internacional dos princípios e dos conceitos da Economia Circular e da sua adoção recente por grandes empresas e governos deve muito ao trabalho da Fundação Ellen MacArthur.

A fundação trabalha, desde 2010, com empresas, governos e academia para acelerar a transição para a economia circular. Um trabalho interessante produzido pela fundação é o Circular Economy 100 (CE100). Este projeto é um programa de inovação para organizações realizarem oportunidades na economia circular. O CE100 existe em diversos países, inclusive no Brasil desde 2015, com o CE100 Brasil.

Para entender melhor sobre a economia circular, existem diversos artigos no site da fundação e alguns vídeos em forma de animação que são bastante didáticos. Os documentos podem ser acessados aqui.

* Luiz Eduardo Brand Flores – Engenharia de Materiais UFSC – luizebf@hotmail.com

The following two tabs change content below.

Luiz Eduardo Brand Flores

Estudante da graduação de engenharia de materiais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Investe muita energia e vontade em pesquisa e extensão sobre inovação e sonha em gerenciar um habitat de inovação.

Latest posts by Luiz Eduardo Brand Flores (see allVIA - Knowledge Station