PHOTO 2018 06 15 16 42 30(1)

Governo do Estado inaugura Centro de Inovação em Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul abre as portas do terceiro centro de inovação da Rede de 13 Innovation centers in Santa Catarina

O Centro de Inovação é um importante instrumento derivado da política governamental para fortalecimento do ecossistema de inovação de uma região. Esse habitat de inovação caracteriza-se pelo apoio à empreendedores inovadores, startups ou projetos específicos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de empresas estabelecidas, por meio de serviços e recursos disponibilizados em sua estrutura física e virtual (ABDALA et al, 2018). Enquanto auxilia empresas e empreendedores inovadores, esse habitat fomenta a cultura de inovação e empreendedorismo na área em que se estabelece.

Saiba mais sobre o conceito de centros de inovação em nosso livro Habitats de Inovação

Foi com esse espírito e inspirando-se em experiências internacionais de sucesso que o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), lançou há alguns anos o projeto de implantação da Rede de 13 Centros de Inovação. O grupo VIA foi parceiro na criação da estratégia de implantação da rede, atuando como consultor do governo por meio do projeto Innovation Habitats Strengthening (VIA-SDS-FAPESC). O primeiro centro de inovação a integrar a rede foi o já estabelecido Centro de Inovação ACATE (CIA), hoje referência nacional na área de tecnologia e inovação. O primeiro centro entregue pelo governo estadual foi o Centro de Inovação Luiz Henrique da Silveira, on Órion Parque Tecnológico, em Lages. Este centro está em atividade desde 2017, com editais de incubação, projetos inovadores e PD&I em andamento. Agora, no dia 15 of June, foi inaugurado o Centro de Inovação de Jaraguá do Sul. Confira as fotos abaixo:

O centro recém inaugurado tem por finalidade oferecer instalações, serviços e recursos compartilhados para o desenvolvimento de empresas e negócios inovadores, além de promover a cultura de inovação na cidade e região. O evento de inauguração contou com a presença de autoridades como o Governador Eduardo Pinha Moreira, o Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Adenilso Biasus, e o Diretor de Ciência, Technology and innovation, Jean Vogel. Para este último, “os 13 Centros de Inovação consolidarão a cultura inovadora e do empreendedorismo nas regiões. Contarão com incubadora, accelerator, coworking, laboratórios de ponta, orientação/mentoria para empreendedores, pesquisa e desenvolvimento (P&D), eventos com escopo em inovação, centro de treinamento e diversos espaços de convivência”.

Para garantir que as estruturas sejam aproveitadas da melhor forma possível por seus usuários e pela sociedade, a equipe da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) elaborou e disponibilizou o Guia de Implantação de Ecossistemas e Centros de Inovação de Santa Catarina, divido em três volumes. As orientações contempladas nesse documento de referência têm potencial para transformar esses espaços em importantes atores do desenvolvimento regional.

Faça aqui o download do Livro 1 e do Livro 2.

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.