WhatsApp Image 2018 11 28 At 17.02.32

ACATE Downtown e a Rede de Inovação Florianópolis

VIA marca presença no lançamento do ACATE Downtown, centro credenciado à Rede de Inovação Florianópolis

On the 22 de novembro ocorreu o lançamento do Centro de Inovação ACATE Downtown no centro da capital. O Downtown é um dos quatro centros credenciados à Innovation Network Florianópolis, lançada em abril deste ano. Assim como ele, no mês de outubro foi credenciado o SOHO Centro de Inovação e está prevista a inauguração do ACATE Sapiens Parque ainda em dezembro desse ano.

O ACATE Downtown é uma parceria entre a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e a empresa Dimas Construções. Localizado na região central da capital catarinense, à Rua Felipe Schmidt, o espaço se encontra próximo ao comércio, prestadoras de serviços, equipamentos culturais e uma área com alta concentração populacional. Nesse sentido, o ambiente também busca uma maior aproximação entre o centro e o bairro Trindade, de onde emergiu grande número de empresas de tecnologia na cidade, afirmou Daniel Leipnitz, presidente da ACATE.

Quer saber mais sobre centros de inovação? Acesse no post de alinhamento conceitual!

O ambiente é marcado por um design inovador e atrativo, daqueles nos fazem querer tirar fotos em todos as áreas. O local já conta com espaço de coworking da Cool2Work, salas de reuniões disponíveis para locação e diversas empresas instaladas. Besides that, possui infraestrutura de serviços com cafeteria, pub e estacionamento, além de um escritório de promoção da inovação planejado pela Rede de Inovação Florianópolis, de forma a acolher e encaminhar empreendedores.

In this context, a noite de lançamento deu mais um passo na intenção e investimentos da cidade em inovação e, por isso, a cerimônia contou com a presença de representantes do poder público e entusiastas do setor de inovação.

Contribuição dos centros de inovação ao ecossistema de inovação da capital catarinense

O momento mais aguardado da noite de inauguração o de palestras com referências no assunto inovação: Juliano Seabra, chefe de Inovação e Novos Negócios da TOTVS e, Josep Pique, ex-Presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos (IASP), em Barcelona, e consultor do projeto de implantação da Rede de 13 Centros de Inovação do Estado de Santa Catarina.

Em sua fala, Juliano Seabra destacou o posicionamento do ecossistema de inovação Florianópolis e seu sucesso crescente, tornando-o um dos principais do Brasil. Complementarmente, Josep Piqué defendeu que os ecossistemas de inovação espalhados pelo mundo estão se articulando de maneira a gerar uma nova economia. À vista disso, a capital catarinense tem se estruturado de forma que seu ecossistema pode ser comparado a cidades como São Paulo e Barcelona.

Juliano é também diretor da IDEXO, empresa que faz a conexão entre grandes empresas que precisam inovar e startups com alto potencial de crescimento. Seabra destacou que estamos perdendo oportunidades por não aproximarmos as corporações das startups. Para ele, isso se mostra como um gargalo e um desafio de feito a avançar no processo de inovação corporativa, através da colaboração.

Josep Piqué falou sobre dois grandes desafios: talento e tecnologia. A mudança na economia e nas formas de trabalho faz com que os empreendedores sejam os grandes protagonistas na construção do futuro. Nesse sentido, as startups têm uma contribuição bastante relevante no processo com a criação de valor.

Indo ao encontro da fala de Seabra, Piqué abordou também a importância da aproximação das startups com as grandes empresas. Nesse sentido, a ACATE tem um papel fundamental, de forma a criar um cluster e uma nova dinâmica para a inovação. Piqué afirma que isso se dará por meio da conexão com empreendedores e investidores das grandes corporações. Para ele, Santa Catarina está inovando no mundo com os centros de inovação, uma vez que estes atuam como articuladores do ecossistema de inovação.

Parcerias para o ecossistema de inovação

moreover, o prefeito Gean Marques Loureiro estava presente na cerimônia de lançamento e apresentou suas considerações. Loureiro destacou a relevância que o setor tecnológico tem para a cidade. Isso se demonstra por meio da criação de novas empresas, atração de investidores e arrecadação de impostos. O prefeito acrescenta o fortalecimento do ecossistema através da parceria público e privado da Rede de Inovação Florianópolis.

“Os ambientes de inovação, através dos centros são máquinas de criar empresas e negócios” afirma Daniel Leipnitz, presidente da ACATE. Daniel relembrou o nascimento do setor de tecnologia em pequenas salas no centro e na trindade e como a cidade tem se desenvolvido por meio de parcerias.

O diretor da Dimas construções, Fabrício Schveitzer afirmou que é imprescindível perceber as dificuldades como oportunidades. O Downtown iniciou na crise e se estabeleceu em razão das parcerias firmadas e das pessoas que apostaram no projeto, completou Fabrício.

A cerimônia marcou a concretização das parcerias e o lançamento de um espaço que trará muitos frutos para a cidade, através da inovação. Esperamos ansiosos pelo Centro de Inovação ACATE Sapiens para acrescentar e fortalecer ainda mais a Rede de Inovação Florianópolis 🙂

Acompanhe o site da Rede de Inovação Florianópolis, aqui!

Veja sobre o lançamento do SOHO na Rede.

The following two tabs change content below.

Clarissa da Silva Flôr

Administradora pela UFSC, atenta às mudanças, à inovação e às diferentes formas de pensar. Técnica em meio ambiente que se preocupa com o futuro das pessoas e do planeta e percebe a pesquisa como uma forma de criação de conhecimento e evolução.

Latest posts by Clarissa da Silva Flôr (see all)