13672514165 33c7551f80 O

8º Fórum Mundial da Água em Brasília-DF

8º Fórum Mundial da Água: o maior evento do mundo realizado nessa temática

O 8º Fórum Mundial da Água está na sua oitova edição, este ano ele foi realizado em Brasília entre os dias 18 and 23 de março. O Centro de Convenções Ulysses Guimarães contou com a presença de várias personalidades renomadas para debater a sustentabilidade da água. Organizado anualmente pelo Conselho Mundial da Água tem como tarefa elaborar ações políticas com foco na preservação ambiental. O evento tem relevância no panorama global, visto que vários países atualmente estão vivendo sérias crises hídricas. Entretanto, muitos deles ainda não despertou para o agravo deste cenário que tem prejudicado diversas comunidades ao redor do mundo.

A falta de água doce nos países é algo cada vez mais recorrente. Pesquisadores holandeses da Science Advances realizaram um estudo que aponta que dois terços da população mundial vive com a falta d’água ao menos um mês no ano, entretanto, meio bilhão dessas pessoas vivem com essa mesma escassez o ano inteiro (Mekonnen & Hoekstra, 2016). O mesmo estudo aponta que mundialmente, a crise hídrica traz sérios danos ao desenvolvimento sustentável e a vida na terra. Portanto, cabe destacar o papel fundamental desempenhado pelo Fórum Mundial da Água através da articulação de políticas, programas e projetos que visam a preservação e manutenção desse recurso ao longo dos anos.

Pensar sustentável implica, sobretudo, empreender uma série de esforços que busquem garantir a disponibilidade dos recursos naturias necessários a sobrevivência humana, em especial das futuras gerações. Essa força tarefa atravessa diferentes fatores socioambientais, tais como: consumo, reclicagem, emissão de gases e estilo de vida. Certamente, todos essas questões quando bem articuladas e pensadas, viabilizam uma menor agressão ao meio ambiente. Consequentemente, torna-se possível a busca por universalidade nos direitos que referem-se a sustentablidade do mundo.

Semear ideias ecológicas e plantar sustentabilidade é ter a garantia de colhermos um futuro fértil e consciente. – Sivaldo Filho

 

Chefes de Estado, representantes de governos e entidades no 8º Fórum Mundial da Água.

Chefes de Estado, representantes de governos e entidades no 8º Fórum Mundial da Água.

 

O Fórum Mundial da Água assegura esse compromisso ao aproximar mais de setenta países para essa discussão. Ao todo são quase 400 instituções ligadas a temática de recursos hídricos, principalmente representantes de governos, da academia, sociedade civil, de empresas e organizações não governamentais.

O próximo Fórum Mundial da Água acontecerá em 2021 na África. Quer saber mais? Clique aqui.

REFERÊNCIAS

MEKONNEN, M M; HOESKSTRA, A Y. Four billion people facing severe water scarcity. Science Advances, v. 2, n. 2, 2016. DOI: 10.1126/sciadv.1500323.

 

 

The following two tabs change content below.

Vitor Martins

Graduando em Administração (FGV-Sociesc) e Psicologia (UFSC). Escreve sobre temas transversais relacionados à Deficiências e Trabalho, População de Rua, Gênero e Políticas Públicas. Atua como Pesquisador em Iniciação Científica (UFSC) com bolsa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), cujo estudo encontra-se vinculado ao Programa de Pós Graduação em Engenharia do Conhecimento (PPGEGC/UFSC) e ao grupo Via Estação do Conhecimento. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4817371773157513

Latest posts by Vitor Martins (see all)