IMG 20160609 113030535

1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais

Aconteceu nos dias 9 and 10, na sede da FIESC em Florianópolis, o 1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, realizado pela rede cidade digital, e a Via esteve presente.

Personalidades catarinenses e de outros estados fizeram apresentação dos cases de sucesso de habitats de inovação pelo mundo. O destaque foi para a apresentação do Presidente da CIASC, Luiz Antônio da Costa Silva, que abordou o tema de integração do governo com as pessoas em cidades inteligentes.

Besides that, o prefeito anfitrião, Cesar Souza Junior, explanou as iniciativas inteligentes encontradas em Florianópolis. Na oportunidade, o prefeito recebeu ainda o prêmio que foi concedido ao município no evento realizado na mesma semana na cidade do Rio de Janeiro, o “Connected Smart Cities”, reconhecendo a mobilidade urbana como maior destaque de melhoria na cidade. According to him “a tecnologia não deve ser olhada como um supérfluo, mas sim como uma estratégia”.

Ao fim da manhã, foram concedidos prêmios de reconhecimento a gestores de alguns municípios catarinenses com algum tipo iniciativa digital, como Florianópolis, Joinville e Blumenau, por exemplo, destacando-se também pequenos municípios como Antônio Carlos e Botuverá.

Na sexta feira, a Secretaria de Segurança Pública do estado de Santa Catarina apresentou o esforço do estado para aperfeiçoar a segurança e a integração das ferramentas utilizadas através da inovação. Na sequência, a principal agencia de fomento do sul do país, o BRDE, apresentou as linhas de financiamento e incentivos existentes para projetos de inovação para pequenas e médias empresas, com recursos de origem do BNDES e da FINEP.

No mesmo dia painéis foram realizados com os temas de integração entre as universidades, o estado e empresas, alem dos exemplos catarinenses de cidades digitais.

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.